segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Os valores humanos:do nascimento da Filosofia á sociedade de consumo.

Meu texto começa com algumas palavras de Maria Lùcia de Arruda Aranha filosofando a respeito da humanidade."A atividade humana, trás a transformação do mundo e a si mesma",e busca no trabalho a condição de ser uma sociedade consumista, porém a filosofiabusca tratar desse assunto polemico pertubador da paz com critícas e considerando a filosofia com autoridade de deter o poder para falar para cultura de massa.
A filosofia busca desde o princípio uma conciência do ser humano a um encontro com ele mesmo para entender suas ações, por isso a reflexão empreendida pela filosofia não pode ser desinteressada neutra nem uma atividade separada do que ocorre no mundo.A sutileza do homem, ou seja verifica como certas teorias ou praticas podem fazer do homem , na verdade, um alienado do consumo.
Buscando uma linha do tempo na História chego á hipótese de que a filosofia foi buscando ações dos homens ,e como o homem foi achando maneiras de produzir e ter para seu consumo próprio e posteriormente distribuir para as outras pessoas.

2 comentários:

  1. A essência da filosofia continua sempre a mesma desde a antiquidade onde o homem buscava o conhecimento de si mesmo;passando pela Idade Média com a conversão agostiniana; chegando a Idade Moderna,cada época com sua contribuição para a formação do homem moderno que em minha opinião é puramente materialista.

    2 de novembro de 2010 12:02

    ResponderExcluir